O BLOG

Como surgiu a necessidade de criar um blog para complementar as aulas de Biologia?



Fala pessoal!

Foi preciso continuar observando!
Se você está aqui é porque você, assim como eu, curte muito aprender sobre Biologia. Existem muitos blogs de pessoas que amam essa ciência (que para alguns é até um estilo de vida) espalhados pela grande  teia, no entanto, esse em especial foi criado para suprir a necessidade de complementariedade observada por um aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (no caso, eu) em suas aulas de biologia. Não, ainda não sou professor. Só foi possível fazer essa observação a partir do estágio curricular) (Prometo que falaremos sobre isso no futuro).

Foi preciso otimizar o tempo!
Como dizia, antes dos meus devaneios em forma de parênteses, no meu terceiro estágio no curso, que é dividido em três etapas (observação, coparticipação e regência), pude observar, já na etapa de regência, que se eu quisesse abordar os assuntos de forma clara e alcançar o principal objetivo, que é o aprendizado dos alunos, eu deveria encontrar uma estratégia que me permitisse criar uma dinâmica em sala de aula que possibilitasse melhor utilização do tempo.

Frente a esse obstáculo, decidi que seria mais proveitoso abordar em sala (uma turma do 8º ano do EM) abordássemos os aspectos mais gerais do assunto em questão – no caso deles, “Seres Vivos” e deixasse que eles pudessem se aprofundar mais retomando o tema em casa.


Foi preciso buscar alternativas!
Para tal, minha ideia inicial foi utilizar a rede social Facebook, contanto, alguns alunos declararam que não tinham acesso a essa rede, por motivos diversos. Então, a alternativa mais viável para ambos foi a criação de um blog que serviria de ambiente de encontro para trocas de ideias e experiência a cerca dos assuntos abordados. Concordamos que a participação de todos seria avaliada e que fizessem apenas comentários pertinentes e construtivos.

Com essa prática de participação coletiva e construção do conhecimento em grupo, espera-se que ambos saiam ganhando em termos de aprendizado.

Por hoje é só! Forte abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos conversar sobre o assunto?